Dicas de filmes

sábado, 13 de fevereiro de 2016





 Pessoal, 


Esses filmes valem cada cena para refletir nossa prática docente. Quando vocês tiverem com um tempinho vejam e deixe aqui seus comentários. Vamos mudar esse cenário que a educação não tem jeito.

Segue uma lista que pretendo aumentar cada vez mais:

1-Além da sala de aula ( 2011- USA)
Baseado em fatos, o filme narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém- formada em uma escola temporária para sem-tetos nos Estados Unidos. 

 2-Entre os muros da escola  (2008- França)
Uma sala de aula na periferia de Paris simboliza o choque cultural presente na França contemporânea: François Marin, um professor francês, busca formas de se aproximar de seus   estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, protagonista da narrativa. 

3-Sociedade dos poetas mortos ( 1989-USA)
O professor John Keating entra na sala de aula assobiando, é o primeiro dia do ano letivo, passa pelos alunos e desperta olhares curiosos, encaminha-se para uma outra porta, de saída para o corredor todos seus pupilos ainda estão de sobreaviso, curiosos e sem saber o que fazer. Keating olha para eles e faz um sinal, pedindo que os estudantes o acompanhem. Todos chegam a uma sala de troféus da escola
onde ao fundo podem ser vistas fotos de alunos, remontando ao início do século, fazendo-nos voltar ao começo das atividades da escola. Pede-se silêncio e, que a atenção de todos volte-se para os rostos de todos aqueles garotos que frequentaram aquela tradicional instituição de ensino em outros tempos.

4- O nome da Rosa (1986- USA)
O Nome da Rosa pode ser interpretado como tendo um caráter filosófico, quase metafísico, já que nele também se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. E Guilherme de Bascerville, o frade fransciscano detetive, é também o filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço.

5-Escritores da Liberdade( 2007-USA)
Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.
6-Mentes Perigosas (1995- USA))
Michelle Pfeiffer interpreta a professora Louanne Johnson que, após ser hostilizada pelos alunos de uma escola na periferia, aposta em métodos pouco convencionais, como o karatê, para ensiná-los. O longa, baseado em uma história real, ficou famoso pela cançãoGangsta’s Paradise, do rapper Coolio.
7-Meu Mestre, Minha Vida (1989-USA)): 
Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado por seu amigo Frank Napier (Robert Guiullaume) a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos. 

3 comentários

  1. Além da sala de aula é lindo, emocionante... sem contar que eu me identifico com a professora, vivenciei algo parecido e chorei as "pitangas" com a Cláudia. Quanto a Escritores da Liberdade, é maravilhoso... minha fonte de inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Nell poderia estar nessa lista? Acho interessante sob o aspecto da aquisição da língua.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pessoal,
    Adorando a participação de vocês.
    Com certeza poderia e vai estar Isabella. Tenho uma lista gigante para postar e vão me passando dicas.
    Estou adorando a parceria e impressões como as da Ana. Lembro-me bem do seu exato em aula Ana.

    ResponderExcluir