Prova UFRGS 2017- Questões 03-09 - Comentadas

quarta-feira, 26 de abril de 2017



Prova de Língua Portuguesa
UFRGS- 2017
Questões 03 a 09


03-Perguntas são recursos de estruturação textual que, além de levantar questionamentos, também podem fazer afirmações. A respeito das perguntas utilizadas pelo autor no texto, considere as afirmações abaixo.
I-É impossível saber o que faz o brasil, Brasil.
II-Existe uma identidade social construída no Brasil.
III-Há uma identidade social entre Brasil e brasil, construída pelo povo brasileiro.
Quais afirmações podem ser depreendidas das perguntas existentes no texto?
(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III
Compreensão de texto
Resposta (D)
A partir de uma leitura atenta do texto, podemos verificar que as características e experiências particulares e individuais fazem parte de um conjunto mais complexo que caracteriza a sociedade brasileira. Assim, é possível perceber que o brasil com b minúsculo seria um elemento que isoladamente não teria muita relevância, todavia no conjunto de especificidades compõe o Brasil com B maiúsculo (sociedade brasileira).

04.Considere as seguintes propostas de alteração de sinais de pontuação no texto.
I-Supressão da vírgula na linha 05.
II-Substituição da vírgula na linha 09 por travessão.
III-Substituição do ponto e vírgula na linha 19 por ponto final.
Desconsiderando eventuais ajustes no emprego de letras maiúsculas e minúsculas, quais propostas estão corretas, no contexto do parágrafo em que ocorrem?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
Pontuação
Resposta (B)
Assertiva I está incorreta, uma vez que a vírgula da linha 05 não pode ser suprimida porque faz par com a vírgula da linha 03. Ambas isolam a explicação sobre o termo Brasil com b minúsculo.
Assertiva III também está incorreta, pois o ponto e vírgula da linha 19 marca uma enumeração de orações, que não pode ser interrompida com a colocação de um ponto final.

05.Considere os seguintes pares de elementos do texto.
I- e (l. 05) e E (l. 55).
II-ou (l. 03) e ou (l. 29)
III-se(l. 10) e Se(l. 24)
Em quais pares os dois elementos pertencem à mesma classe gramatical?
(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
Classes gramaticais
Resposta (C)
A partícula 'SE' da linha 10 é um pronome reflexivo. Já o 'SE' da linha 24 é uma conjunção condicional, dessa forma, a assertiva III está incorreta.

06.A questão relacional da sociedade brasileira é explorada, no texto, por meio de metáforas. Assinale a alternativa que contém essas metáforas.
(A) nação (l. 06) - pátria” (l. 23).
(B) “jeitos” (l. 34) - “coisas” (l. 51).
(C) português (l. 47) -  francês (l. 48).
(D) chave dupla (l. 55) - moeda (l. 59).
(E) brasil (l. 65) - Brasil (l. 65).
Figuras de linguagem
Resposta (D)
No último parágrafo do texto, o autor, para explicar ao leitor a sociedade brasileira, relaciona-a com uma chave dupla, que, assim como uma moeda, apresenta dois lados: no texto, o antigo e o moderno. Diante disso, a alternativa (D) é a única que faz uso da metáfora, ou seja, uma associação subjetiva que dá base à aproximação entre as características brasileiras, a chave dupla e a moeda.

07.Assinale a alternativa que apresenta, no texto, os sentidos, contextualmente adequados, para os nexos Mas (l. 11), para (l. 52) e portanto (l. 58), nesta ordem.
(A) contraste–finalidade–explicação
(B) concessão–conformidade–conclusão
(C) concessão–finalidade–explicação
(D) condição–conformidade–finalidade
(E) contraste–finalidade–conclusão
Nexo
Resposta (E)
O nexo “mas” é uma conjunção adversativa, ou seja, expressa relação de contraste, oposição. A preposição “para” exprime, no texto, finalidade. A conjunção “portanto” é conclusiva.

08. O deslocamento de segmentos de um texto pode ou não afetar as relações de sentido estabelecidas. Assinale a alternativa em que o deslocamento de segmentos, considerando os ajustes com maiúscula, minúscula e pontuação, manterias relações de sentido do parágrafo do texto em que ocorrem.

(A) isto sim (l. 18) para imediatamente depois de si (l.19).
(B) na sua discreta singeleza (l.38) para imediatamente antes de A pergunta (l. 37-38).
(C) nessa perspectiva (l. 54) para imediatamente depois de sociedade (l. 55).
(D) para mim (l. 56) para imediatamente antes de E (l.55).
(E) E mais (l. 60) para imediatamente depois de iludido (l. 61).
Deslocamento de termo no período
Resposta (B)
No período entre as linhas 37 e 39, o adjunto adverbial “na sua discreta singeleza” já está deslocado no período entre o sujeito “a pergunta” e o verbo “permite”. Dessa forma, o deslocamento do termo 'para' antes do sujeito manteria o sentido e a correção gramatical com o acréscimo da pontuação adequada.

09.Assinale a alternativa que apresenta a correta passagem de segmento do texto da voz ativa para a voz passiva.
(A) como os dois formam uma realidade única (l. 20-21) –como uma realidade única é formada pelos dois.
(B) trata-se, sempre, da questão de identidade (l. 34-35) –é tratado, sempre, da questão de identidade.
(C) A pergunta, na sua discreta singeleza, permite descobrir algo muito importante (l. 37-39) –algo muito importante é perguntado, na sua discreta singeleza.
(D) o Brasil ter sido descoberto por portugueses e não por chineses (l. 4-46) –portugueses, e não chineses, terem descoberto o Brasil.
(E) nunca lhe propusemos esta questão relacional e reveladora (l. 62-63) –esta questão relacional e reveladora nunca lhe foi proposta
Vozes verbais 
Resposta (A)
A alternativa correta é a letra (A), uma vez que é a única que apresenta objeto direto na frase que está na voz ativa e que faz transposição correta para voz passiva analítica, apresentando o verbo “ser”, o particípio e o agente da passiva.


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