Tipos de orações e período composto

quarta-feira, 10 de maio de 2017




Dica rápida
Tipos de orações e Período Composto


Oração coordenada - independente sintaticamente. Normalmente é possível separar orações coordenadas,  utilizando um ponto entre elas. Se uma oração do período composto é coordenada, haverá outra também coordenada.

Quando introduzida por conjunção é chamada de sindética e pode ser classificada de acordo com a conjunção que a introduz a saber: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva e explicativa.

Quando a oração coordenada não é introduzida por conjunção denominamos assindética e não há classificação.

Oração subordinada -possui dependência sintática, ou seja, uma oração se comporta como 'termo' da outra. Se uma oração do período composto é subordinada, a outra será oração principal.

As orações subordinadas se classificam em:

Substantivas - funciona como um substantivo e são classificadas em: subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa e apositiva. 

Adjetivas - refere-se a um substantivo da oração principal, adjetivando-o e são classificadas e: restritiva e explicativa.

Adverbiais - comporta-se como um adjunto adverbial da oração principal e classificam-se em: causal, consecutiva, comparativa, condicional, concessiva,conformativa, final, temporal e proporcional.

1 comentários